[Portuguese] Stock Car Rules for Beginners

Bom pessoal... resolvi fazer esse tutorial devido as dificuldades que temos no Brasil para assitir e acompanhar a Nascar. As informações da cetegoria são escassas em português. Consequentemente entender as regras e as punições no rFactor 2 pode gerar um certa confusão devido ao desconhecimento da categoria. Vou tentar simplificar e esclarecer ao máximo. Vamos lá:

A princípio os operadores do servidor dedicado devem configurar o servidor corretamente, ou nada do que iremos ver aqui irá funcionar da forma correta. A ISI fez a seguinte recomendação no lanaçamento da Build 1008:

"A fim de tirar o máximo proveito dos recursos de Stock Car, recomenda-se que os usuários façam o seguinte:
1) Ative os plugins StockCarRules.dll e KnockoutQualifying.dll. No single-player, isso pode ser feito nas configurações de interface do usuário. Para servidores dedicados, os operadores terão que abrir o arquivo CustomPluginVariables.JSON (no diretório UserData \ player) e definir “Enabled” a 1 para ambos os plugins.
2) Faça o download e instale o mod “National Stock Car Racing 2015”. Este contém muitas definições de regras voltadas para corridas de Stock Car."
http://rfactor.net/web/2015/09/25/rfactor-2-stock-car-build-1008-now-available/

Depois de ativados esses plugins poderemos analisar os procedimentos de corrida.

Punições

EOLL - End of Longest Line - Movido para o fim da fila - O carro deve imediatemente ir para o final da fila. Recebida por:
Ficar em velocidade muito abaixo do SC
Ficar muito atrás do piloto à frente
Ultrapassar velocidade limite do pitlane durante YF
Entrar nos boxes quando o pitlane estiver fechados

Drive Thru - DT - Atravessar pitlane sem parar - Recebida por:
Ultrapassar velocidade dos boxes em Bandeira Verde

Stop and Go - SG - Entrar no pitlane, parar nos boxes e sair. Recebida por:
Ultrapassar velocidade dos boxes em Bandeira Verde.

Punições de DT e SG devem ser cumpridas em BANDEIRA VERDE. Isso quer dizer que os carros punidos deverão receber a bandeira verda na linha de chegada/largada e cumprir a punição logo após com um prazo máximo de 3 voltas. O não cumprimento acarretará na desclassificação (Black Flag)

Procedimendos de largada

Na largada os carros geralmente saem dos boxes. Os carros do Inside Line ficam pela esquerda da pista, os carros do Outside Line pelo lado direito. Em algumas pistas em que a saída dos boxes é muito apertada os carros Inside podem seguir em frente enquanto os carros Outside podem seguir para a pista.

r7KWBtA.jpg


cEIdV7d.jpg


m8Fbw44.jpg


EyVx0RG.jpg


Após uma volta o SC ( Safety Car) vai para os boxes. Nesse momento os líderes devem manter a mesma velocidade do SC até a Green Flag.

Procedimentos de Bandeiras Amarelas em todo o Circuto (Full Course Yellow)

Após um acidente, as posições dos jogadores são automaticamente congeladas pelo jogo, ou seja, siga corretamente as intruções do jogo sobre quem deve alcançar (Catch Up), seguir (Follow), ou deixar passar (Allow Pass).
Os pits inicialmente estarão fechados. Caso algum piloto entrar nos pit fechados durante a YF (Yellow Flag) receberá a punição EOLL.
xmcW2WA.png

UEIg2RY.png

U6ZBwXE.png


Após uma volta os pits serão abertos apenas para os carro na mesma volta do líder.
JEeda02.png


Ná proxima volta os pits serão abertos para todos os carros.
gZNiMBg.png


Em seguida o jogo organizará o grid na seguinte ordem:
Safety Car ➡ Carros na Volta do Líder ➡ Carros com voltas a menos ➡ Lucky Dog ➡ Carros com Punição (EOLL).
Nesse momento é vital os pilotos estarem atentos as intruções do jogo e acompanhar a movimentação. Pois alguns carros deverão passar e outros deverão ir para trás.
Por volta desse momente, o primeiro colocado deverá escolher em que lado da pista vai largar. É bem simples, basta ficar do lado esquerdo ou direito da pista para que o jogo identifique a sua escolha.
eOtc5lA.png


Na última volta todos estarão alinhados em filas duplas, após o SC entrar nos boxes a primeira fila manterá a velocidade e aguardará o Green Flag para acelerar.
hzywNiD.png


Ainda não tenho certeza se o jogo permite ultrapassagens antes da linha de chegada/largada.Talvez alguém possa complementar aqui.


Acho que é isso. Talvez eu vá editando o post conforme alguma informação possa ser ajustada. Mas creio que ja vai ajudar a esclarecer algumas dúvidas.
 
Last edited:
Lucky Dog

O primeiro carro com volta de atraso em relação ao líder, receberá o benefício de passe livre ou Lucky Dog durante a Bandeira Amarela. Mas o respectivo carro não deve ter se envolvido no acidente que causou a YF. O piloto fica bem identificado na mensagem do jogo. Ele deverá ultrapassar todos os carros pela esquerda e se alinhar no final da fila.

CRp0Ikm.png


5qAQu6L.png
 
Last edited:
WAVE AROUND:

Quando há a bandeira amarela os pilotos na volta do líder param e em seguida os q estão em voltas atrás. Caso o piloto q esteja com voltas atrás não pare durante todo período de bandeira amarela ele pode, na última volta de segurança, recuperar uma volta. Ele vai ultrapassar o Safety Car e ficar no final do grid.
 
  • Deleted member 130869

Um ligeiro detalhe. Na corrida, o jogo precisa de no mínimo 3 voltas para ajustar as posições no grid após bandeiras amarelas. Já li alguns relatos de problemas de pessoas ganhando drive-thrus ou podendo fazer pitstops forá de hora por causa disso.

ps: Vocês correm em algum lugar?
 
Eu corro nas club races da RD com o R3E, Automobilista e uma vez fiz uma corrida de Howston Dissenter no rF2. AC eu costumo correr com o pessoal da Brasil Simuladores. Tentem entrar de Freemium aqui na RD e testem por um mês. Corridas boas com um pessoal bacana. Se quiserem entrar de Premium depois fica 10 euros por um ano. Acho um valor justo pelo nível das corridas.
 
  • Deleted member 130869

Eu tentei correr aqui mas nunca com sucesso, ou por ter o povo batendo, ou por falta de pessoas. Quando virou apenas premium, ainda assim tentei correr mais umas 4 vezes mas sem sucesso também. Por isso queria me informar com vocês, ver se havia alguma outra opção. Eu fui admin de um site por alguns meses após drama interno, e obtivemos sucesso nas ligas mas logo em seguida o dono endoidou de novo e detonou tudo...
 
Nunca vi o povo batendo por aqui. Apenas contatos normais, daqueles que eventualmente acontecem. Mas estou a pouco tempo como premium também. Em relação ao pouco movimento acredito que se refira ao rFactor 2, certo? Realmente não é um simulador muito popular, mas isso fora da RD também acontece. Se você corre em outros simuladores acho que vale a pena.
 
Um ligeiro detalhe. Na corrida, o jogo precisa de no mínimo 3 voltas para ajustar as posições no grid após bandeiras amarelas. Já li alguns relatos de problemas de pessoas ganhando drive-thrus ou podendo fazer pitstops forá de hora por causa disso.

Após as ultimas atualizações está funcionando tudo blza. Nenhum problema de DriveThru ou de ter gente ultrapassando o Safety Car. Ta funfando tudo blza.

ps: Vocês correm em algum lugar?

Eu corro Oval em alguns lugares.

Vou começar a Temporada 2/2016 na NeoBR. Estou até procurando pelo menos mais 2 pilotos para completar e tentar vencer o campeonato por equipes. Se quiserem testar basta baixar o mod e entrar no servidor para testar.

Corro também as corridas 4fun na BRB. Eles fazem corridas todos os dias, alternando o rF2 e o GSC. A única exigencia é estar presente no TeamSpeak para ouvir o briefing. No próprio Teamspeak vc encontrará os links para download da pista e do mod. Também pode entrar no servidor e treinar no momento que quiser.
 

Latest News

Online or Offline racing?

  • 100% online racing

    Votes: 78 7.1%
  • 75% online 25% offline

    Votes: 119 10.8%
  • 50% online 50% offline

    Votes: 163 14.7%
  • 25% online 75% offline

    Votes: 305 27.6%
  • 100% offline racing

    Votes: 437 39.5%
  • Something else, explain in comment

    Votes: 4 0.4%
Back
Top